O presidente do TRE, Evandro Stabile, e o juiz Eduaro Jacob, além dos juízes José Luiz de Carvalho e Ciro Miotto (Tribunal de Justiça) foram afastados, agora há pouco, de suas funções, pelos ministros que compõem o pleno do STJ – Superior Tribunal de Justiça-. Os quatro matogrossenses são investigados, na Operação Asafe, por supostas vendas de sentenças. Stabile e Jacob haviam pedido, há cerca de 10 dias, afastamento de suas funções. Carvalho e Miotto continuam trabalhando.
A assessoria do STJ confirmou, ao Só Notícias, que o afastamento não tem prazo definido. “É enquanto durar o processo”, informa. O Ministério Público Federal solicitou o afastamento dos magistrados. A ministra Nancy Andrighi, que é relatora do processo e expediu os mandatos de busca e apreensões nas residências de alguns magistrados investigados, também votou pelo afastamento dos acusados.
Advogados presos na operação Asafe prestaram depoimentos sobre intermediações de supostas vendas de sentenças. Nas investigações feitas pela Polícia Federal, o presidente do TRE, Evandro Stabile, por exemplo, aparece em fotos tiradas em frente de sua casa com uma das pessoas acusadas de intermediar e ou beneficiada com sentença na Justiça Federal a um ex-prefeito que havia sido afastado do cargo. Stabile, antes de pedir afastamento do TRE, negou as acusações.
Volte em instantes a esta notícia para mais detalhes
(Atualizada às 16:12h)